sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Biografia de Fernando Sabino

Biografia de Fernando Sabino:
 
Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, no dia 12 de outubro de 1923. Desde que entrou na escola, tornou-se um leitor compulsivo: mais de uma vez, chegou em casa com um galo na testa, por bater com a cabeça num poste, caminhando com um livro aberto nas mãos.
Aos 13 anos, escreveu seu primeiro trabalho literário, uma história policial publicada na revista Argus, da policia mineira. Em 1938, começa a escrever crônicas, artigos e contos. Seu primeiro livro, Os Grilos não cantam mais, saiu em 1941. Mário de Andrade lhe escreveu uma carta elogiosa, e os dois passaram a se corresponder.
O mineiro morou em Nova York, Los Angeles, e Londres e visitou vários países da América, da Europa e do Extremo Oriente. As viagens lhe renderam crônicas e reportagens para jornais e revistas. Também trabalhou com cinema, dirigindo documentários.
Nos seus escritos, Fernando Sabino explorava o dia a dia com senso de humor, colhendo de fatos cotidianos lições de vida, graça e beleza.
Recebeu diversos prêmios, entre eles o “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras, em 1999, pelo conjunto de sua obra. Entre seus mais de 40 livros estão O Homem nu, O grande mentecapto e O Bom Ladrão. Fernando Sabino morreu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 2004.


Imagens de Fernando Sabino:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário